domingo, 29 de agosto de 2010

6ª Série - Atividades de Revisão para a prova do dia 03-09

1- Complete as frases com preposições abaixo:
 de       com         por      pra      a      sem

a) Gosto _________ café ________ leite.
b) Estou _________ vontade de sair hoje. 
c) Vou ________ cima do muro para chegar lá. 
d) Nas férias fomos __________ parques sensacionais. 

2- Complete as orações a seguir com o termo que indique o sentido sugerido entre parêntesis. Depois, identifique se ele está unido a uma preposição por combinação ou contração:

a) A ração _____ cachorrinho está na caixa amarela. (posse)
_____________________________________________
b) Fomos ____ abrigo de animais ver Lupi. (lugar)
____________________________________________
c) O veterinário falou muito bem ____ tratamento. (assunto)
_________________________________________________
d) Foi impressionante! O cão foi sozinho ____ consultório veterinário! (lugar)
_________________________________________________________
e) Esse husky é legitimo! Veio ontem ____ Sibéria. (origem)
________________________________________________

3 O uso da preposição com permite diferentes interpretações da frase abaixo.

No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados. (O Estado de S. Paulo, 15/09/1995)

 a) Reescreva-a de maneira diferente, de modo que o sentido fique diferente.
__________________________________________________________

b) Indique, para cada uma das orações, ou seja, para a oração já pronta na prova e para a oração que você colocou na alternativa “a”,  a noção expressa da preposição com.
__________________________________________________

4- Assinale a opção em que a preposição com traduz uma relação de instrumento:
a) (    ) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha."
b) (    ) "Com o meu avô cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno."
c) (    ) "Não fumava, e nenhum livro com força de me prender."
d) (    ) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."
e) (    ) "Andavam por cima do papel estendido com outras já pregadas no breu."

5- Assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo:
 a) (    ) Estou na mesma situação.
 b) (    ) Neste momento, encerramos nossas transmissões.
 c) (    ) Daqui não saio.
 d) (    ) Ando só pela vida.
 e) (    ) Acordei num lugar estranho.

Bons estudos, qualquer dúvida, estarei aqui!!!

25 comentários:

  1. entendi
    era do geito que você ensinou

    ResponderExcluir
  2. Lucca, só corrigindo, não é "geito" com "g" e sim jeito com "j". Valeu, que bom que você entendeu!!!

    ResponderExcluir
  3. pro não entendi o exercicio número 05 ...
    acho que estava na passeata no dia !
    poderia me explicar?

    NÃO ENTENDI AQUILO DE PRONOME DEMOSTRATIVO !!!

    ResponderExcluir
  4. Professora tenho dificuldade no exercicio de 2 sentidos

    ResponderExcluir
  5. Prô, eu também entendi!!! Só que é um pouco complicado o exercício número 3!

    ResponderExcluir
  6. Prô eu também entendi!!! Só é um pouco complicado de fazer o exrcício 3!

    ResponderExcluir
  7. pro eu e o pedro queremos saber como é a b da 3 da revisao do Blog

    esperamos sua resposta bjs

    ResponderExcluir
  8. se der corrige a revisao do Blog ae no site porque agente está com duvida

    ResponderExcluir
  9. Oie pro...
    eu não entendi a questão 5 da revisão que vc fez no blog..poderia me explicar ainda hj??
    obg..

    ResponderExcluir
  10. Gaby, o exercício 5, pede que você assinale a alternativa em que ocorre combinação de uma preposição com um pronome demonstrativo. A resposta é: alternativa "b", pois a junção da preposição "em" + o pronome demonstrativo "este" formam a preposição "neste".
    Entendeu?

    ResponderExcluir
  11. Mica, a sua dúvida é a mesma da Gaby, leia a explicação de dei a ela e qualquer dúvida pode me enviar que reponderei ainda hoje!!!

    ResponderExcluir
  12. Lucca e Pedro ai vai a resposta da alternativa que vocês me pediram.

    3-
    b) Indique, para cada uma das orações, ou seja, para a oração já pronta na prova e para a oração que você colocou na alternativa “a”, a noção expressa da preposição com.

    Resposta:
    A primeira oração apresenta tanto a noção de que o soldado assaltou o trem sozinho, quanto a noção de que ele assaltou o trem com a ajuda dos confederados. Já a segunda oração que vocês fizeram em sala hoje apresenta apenas a noção de que o soldado assaltou o trem com a ajuda dos confederados.

    Entenderam????

    ResponderExcluir
  13. Sim pro agora eu entendi...
    Muito obrigado..
    Bjs..

    ResponderExcluir
  14. pro na 4 qual é a resposta eu nao entendi muito bem pode me responder hoje, que eu vou ver.

    ResponderExcluir
  15. ea d da 2 é combinação ou contrasao

    ResponderExcluir
  16. Prô eu acho que tiro pelo menos 82 na prova...
    não vai ta muito dificil mas a interpretação do texto mata "né"

    ResponderExcluir
  17. eu quero saber quais são os sentidos sugeridos pelas preposições abaixo..

    A- Me tratou com carinho.

    b-Coloquei os presentes sobre a mesa.

    C-Eles falavam sobre as eleições.

    ResponderExcluir
  18. Acabei de pegar as atividades e que parecem interessantes, estou indo estudar para a aprova

    ResponderExcluir
  19. afff veey quaal e a respoosta da 4 prô?

    ResponderExcluir
  20. sabia q a resposta da 4 era a letra "d" haha

    ResponderExcluir
  21. OBRIGADA professora Raquel, mesmo não sendo minha professora você me ajudou.

    ResponderExcluir