terça-feira, 24 de maio de 2011

A "guerra" contra os sacos plásticos


Na disciplina de Língua Portuguesa do 2º bimestre deste ano, os alunos da 7ª série estudaram um pouco sobre artigo de opinião, foi proposto um tema para que eles fizessem um texto e em seguida um debate. O tema foi: “As sacolas plásticas devem ou não acabar? E por quê?”.
Como consequência deste trabalho, publico aqui para vocês verem um dos textos produzidos durante as aulas, um ótimo texto por sinal, leiam-o e aproveitem as ideias para um dia-a-dia mais saudável!!!

Por: Alan, Aleksia, Aline, Felipe, Gabrielle, Mariana, Maria Paula, Vinícius Hertal, Wellington e Wallace. Alunos da 7ª série A do Colégio Pequeno Príncipe.

A "guerra" contra os sacos plásticos

         No Brasil as sacolas plásticas são umas das principais causas da poluição e ao contrário de quando surgiram, hoje, não são mais motivo de tanto orgulho.
         Muitos ambientalistas chamam a atenção para o problema de poluição nos rios e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas e aves marinhas morrerem asfixiados por sacos plásticos. Como ocorreu em 2002, quando uma baleia anã chegou morta à costa da Normandia com cerca de 800 kg de sacos plásticos no estômago.
 
         No total são 210 mil toneladas de plástico filme (matéria prima das sacolas) o que equivale a 10% de todo o detrito do país. O plástico polui, e muito! As sacolas plásticas não se decompõem em curto prazo, e isso é prejudicial à natureza, à população e aos animais.
         É de conhecimento de todos o estrago que o acumulo das sacolas plásticas podem causar, elas demoram cerca de 250 anos para se decompor. Mas este estrago só é provocado pelo descarte inconsciente e pela falta de coleta (como reciclagem) dos sacos plásticos.
         A preservação do meio-ambiente é dever de todos, porque o futuro depende disso, é possível ajudar a natureza não utilizando de maneira inconsciente, os sacos plásticos, muito menos jogando em rios, boeiros, etc.. Já existem as sacolas de pano, chamadas sacolas ecológicas, ou retornáveis, que poluem muito menos, utilizando-as, todos estarão contribuindo para um futuro melhor e mais limpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário