De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado.
Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo.
Sentido figurado: quando o sentido da palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo idéias diferentes do sentido literal, dizemos que a palavra está no sentido figurado. O sentido figurado também é chamado conotativo.
Veja alguns exemplos de expressões que usamos em nosso cotidiano, a imagem apresenta o sentido literal, ou seja, o sentido verdadeiro, fiel, o sentido figurado é o que quer dizer essa expressões:
- Uma carta na manga

- Banco de dados

- A cobra vai fumar
- Depressão na pista
- Loira gelada
- O cão chupando manga
Qualquer dúvida, estarei aqui, até mais turminha!!!
Oiii!!!!
ResponderExcluirProfessora não entendi 3,4 e 5 da (a)...de Produçao de Texto
Oi Mi!
ResponderExcluirA questão 3 está pedindo por que o autor comparou os poemas a pássaros, ou seja, o que os pássaros fazem que os poemas também podem fazer com quem os lê?!
4- por que o poeta Mário Quintana pode dizer que poemas são pássaros e no dicionário não pode aparecer esta mesma definição?
5- Você deve fazer como no exemplo das letras "a" e "b" do exercício 4, dar uma definição científica e outra poética para a palavra coração.
Mi, espero que eu tenha lhe ajudado, até amanhã!